BCN assina Protocolo de Parceria com Biosfera 1

Notícias

BCN assina Protocolo de Parceria com Biosfera 1

35 views

BCN assina Protocolo de Parceria com a Biosfera 1

Protocolo de Parceira Biosfera 1
Protocolo de Parceira

O BCN, tendo em conta a sua política de governança e responsabilidade social, na qual as preocupações de natureza ambiental e de desenvolvimento sustentável se mostram fundamentais, assina um protocolo de parceria com a Biosfera 1 – Associação para Defesa do Meio Ambiente com o objetivo de apoiar esta ONG nos seus projetos de proteção e conservação ambiental.

A Associação para a Defesa do Meio Ambiente – Biosfera I, desde 2008 vem realizando a proteção ativa das Tartarugas Marinhas Caretta Caretta e Aves Marinhas em Santa Luzia e no ilhéu Raso e ilhéu Branco, através da monitorização e proteção, durante as épocas de nidificações destas espécies. Além disso, em Santa Luzia, faz ainda estudos de avaliação de espécies de Tubarões e Raias, que estão criticamente na lista de espécies ameaçadas segunda a IUCN.

A poluição marinha é outra das preocupações da Biosfera, tanto assim é que todos os anos realiza uma megacampanha de limpeza na Praia dos Achados, em Santa Luzia, que envolve centenas de voluntários.

A Biosfera I tem como missão defender a conservação das espécies costeiras e marinhas e dos seus habitats, nas ilhas do Barlavento, e mobilizar toda a sociedade civil de Cabo Verde na proteção do ambiente.

Constituem áreas estratégicas da atuação da Biosfera:
  • Objetivo Estratégico I – Conservação de espécies costeiras e marinhas;
  • Objetivo Estratégico II – Proteção de habitats marinhos e costeiros;
  • Objetivo Estratégico III – Redução do lixo (plástico) que poluem o mar;
  • Objetivo Estratégico IV – Consciencialização e mobilização das comunidades e do público, em geral, para proteção do ambiente;
  • Objetivo Estratégico V – Assegurar que a Biosfera é uma organização de vanguarda na conservação do ambiente.

As Instituições estiveram representadas no ato de assinatura do protocolo pelo Sr. Tommy Melo, Presidente da Biosfera 1, e pelo Dr. Luís Vasconcelos Lopes, Presidente da Comissão Executiva do BCN.

Siga-nos nas redes sociais e fique a par de todas as novidades.