Como consultar o saldo da minha conta?

Poderá consultar o saldo da sua conta através dos seguintes canais:

  • Agência BCN;
  • ATM ou POS da rede Vinti4, com o seu cartão bancário;
  • BCN Online.

Para que tenha sempre acesso à sua conta, para consultas ou para realizar transações, adira ao BCN Online.

Preencha o formulário de adesão e entregue na Agência BCN mais próxima de si.

Como abrir uma conta à distância no BCN?

Para abrir uma conta particular à distância no BCN deverá enviar através do BCN Suporte ao cliente os documentos obrigatórios para a abertura da conta devidamente autenticados e indicar a Agência do BCN de sua preferência para domiciliação da conta.

Abaixo, seguem os documentos obrigatórios para a abertura da conta:

Considerando que se encontra fora de Cabo Verde e de forma a facilitar a sua relação com o Banco, sugerimos ainda que:

Após a abertura da sua conta, receberá por email os dados da sua conta (Nº da conta, NIB e IBAN) e deverá no prazo máximo de 30 dias, enviar para a sua Agência os originais dos formulários e as cópias autenticadas dos documentos listados acima.

Também deverá, após a receção dos dados da sua conta, proceder ao depósito do montante mínimo de abertura de conta (5.000$00 ou contravalor em moeda estrangeira).

Sugerimos que o depósito seja feito através da plataforma RED, que é uma forma rápida, cómoda e segura para carregar a sua conta no BCN. Para saber mais informações sobre o RED ou como aderir à plataforma, clique aqui.

Posso dar instruções ao Banco por email para efectuar transacções na minha conta?

Sim, é possível enviar instruções ao Banco por email. Para isso, deverá preencher e enviar/entregar à Agência onde a sua conta encontra-se domiciliada o original do formulário Acordo de Transmissão de Instruções ao Banco.

A partir da recepcao do documento, o Banco estará devidamente autorizado a realizar as ordens dadas por si através do email indicado no documento.

Mudei de endereço e gostaria de alterar o balcão de gestão da minha conta. Como devo proceder?

Para solicitar a alteração do balcão de gestão da sua conta deverá preencher e assinar o formulário Domiciliação de Clientes, e entregá-lo na sua atual Agência.

Que documentos são necessários para realizar a Prova de Emigrante?

Para realizar a prova de emigrante envie os documentos necessários para o BCN através da sua Agência ou através do BCN Suporte ao Cliente.

Abaixo seguem os documentos aceites para realizar a prova de emigrante:

  • Apresentação conjunta da carteira de trabalho e certidão de residência atualizadas;
  • Apresentação conjunta de outros documentos que comprovem a residência (contrato de arrendamento; faturas em seu nome) & documentos que comprovam que aufere rendimentos (contrato de trabalho; declaração de salário; declaração de rendimentos entregues à autoridade tributária);
  • Certificado emitido pela entidade consular cabo-verdiana, comprovando que exerce uma atividade remunerada no país de residência há mais de um ano.

Como devo proceder para transferir dinheiro para uma conta no estrangeiro?

Pode solicitar a realização uma transferência da sua conta BCN para o estrangeiro através de uma Agência BCN ou do BCN Online preenchendo formulário de requisição do serviço.

Além das suas informações pessoais, nº de conta e nome completo, deverá ter em mãos as seguintes informações do destinatário:

  • Nome;
  • Morada;
  • IBAN;
  • Código SWIFT do Banco do destinatário.

Quais os Bancos correspondentes do BCN?

Banco Correspondente Santander Totta: TOTAPTPL

Banco Correspondente Banif S.A : BNIFPTPL

Como faço para aderir ao serviço BCN Online?

O BCN Online é um serviço de netBanking disponível para os clientes particular e empresa permitindo consultar, gerir e movimentar a(s) sua(s) conta no BCN.

Para aderir ao BCN Online deverá preencher o formulário de adesão ao serviço e entregá-lo numa agência BCN próxima de si.

Após a adesão ao serviço irá receber os dados de autenticação no BCN Online, nome de utilizador, palavra – chave e chave de confirmação, no seu e-mail.

Caso tenha assinado um Acordo de Transmissão de Instruções, poderá enviar o formulário por e-mail.

Se é um Cliente Empresa deverá preencher as secções “Gestores” e “Regras de Autorização”.

 

Estou com problemas de acesso ao BCN Online. Ao tentar autenticar-me (efectuar login) recebo a seguinte mensagem “O serviço não se encontra Activo para o utilizador XPTO3". Qual é o problema?

A mensagem que recebe ao tentar fazer login quer dizer que a sua conta ainda não se encontra ativa. Deve enviar um email para bcnonlineconfirm@bcn.cv para confirmar a recepção dos dados de autenticação.

Quando recebermos a confirmação, o serviço será ativado e informaremos quando poderá aceder ao serviço.

Como obter novos dados de autenticação no serviço BCN Online?

Para obter novos dados de autenticação do serviço BCN Online deverá preencher e entregar/enviar para a sua Agência o formulário “BCN Online – Alterações adesão Cliente”.

Caso tenha assinado um Acordo de Transmissão de Instruções, poderá enviar o formulário por e-mail.

Os códigos de acesso (nome de utilizador, palavra – chave e chave de confirmação) são enviados por e-mail e deverão ser confirmados ou não, dependendo do tipo de acesso indicado na adesão inicial do BCN Online:

  • Acesso restrito: Neste tipo de acesso o cliente não precisa de confirmar a recepção dos códigos de acesso;
  • Acesso alargado: O cliente deverá confirmar a recepção dos códigos  (nome de utilizador, password e chave de confirmação) para o email bcnonlineconfirm@bcn.cv.

 

Porque que o meu BCN Online encontra-se bloqueado. Como faço para aceder novamente ao serviço?

O seu serviço encontra-se bloqueado porque introduziu a sua password errada mais do que 5 vezes, que é o número máximo permitido.

Para que tenha acesso ao serviço novamente deverá solicitar por novos dados de autenticação através do preenchimento do formulário “BCN Online – Alterações adesão Cliente”.

Caso tenha assinado um Acordo de Transmissão de Instruções, poderá enviar o formulário por e-mail.

 

Pretendo fazer compras online ou pagamentos no Exterior. Que cartão devo aderir?

Para efectuar transacções na Internet ou pagamentos no Exterior deverá preencher o Formulário de adesão e enviá-lo/entregá-lo no balcão do BCN onde a sua conta encontra-se domiciliada. Caso tenha assinado um Acordo de Transmissão de Instruções, poderá enviar o formulário por e-mail.

Estou no estrangeiro, como faço para renovar o meu cartão de débito?

Só pode solicitar serviços ao Banco à distância, se assinou um Acordo de Transmissão de Instruções. Saiba mais sobre o Acordo de Transmissão de Instruções.

Para renovar o seu cartão de débito sem ter de se deslocar a uma agência, informe a agência sobre a sua intenção de renovar o seu cartão, antes da data de expiração.

A Agência procederá à renovação do cartão e enviará o seu cartão e o PIN para o endereço que tiver indicado no pedido de renovação, acompanhados de um formulário no qual deverá confirmar a sua recepção, para que o cartão seja ativado e seja possível realizar transações.

Estou no estrangeiro, como faço para aderir a um cartão de débito?

Só pode solicitar serviços ao Banco à distância, se assinou um Acordo de Transmissão de Instruções. Saiba mais sobre o Acordo de Transmissão de Instruções.

Para solicitar o seu cartão de débito deverá preencher e assinar o Formulário de adesão, e enviar por email à agência onde a sua conta encontra-se domiciliada, indicando o endereço para o qual o cartão e o PIN deverão ser enviados.

Quando o cartão e o PIN estiverem prontos, serão enviados para si acompanhados de um formulário no qual deverá confirmar a sua recepção, para que o cartão seja ativado e seja possível realizar transações.

Perdi/roubaram o meu cartão de débito. Como devo proceder?

Em caso de perda, roubo, furto ou falsificação do seu Cartão de débito, deverá avisar de imediato e sem qualquer demora o BCN. Para tal poderá contactar:

Dias úteis: Das 08:00h às 16:30h – 800 24 24, 800 11 20 ou +238 260 49 55/+238 260 45 75/+238 262 63 10/+238 262 63 17.

 

Como faço para constituir um depósito a prazo?

Poderá solicitar a constituição do seu depósito a prazo:

Como faço para reforçar um depósito a prazo?

Poderá solicitar o reforço do seu depósito a prazo:

Informação Útil