Como consultar o saldo da minha conta?

Poderá consultar o saldo da sua conta através dos seguintes canais:

  • Agências BCN, fornecendo os dados da sua conta bancária (nº conta) e documentos de identificação do titular;
  • Rede Vinti4, através das máquinas ATM com a introdução do cartão de débito, Menu Consultas -> Consultar Saldo;
  • BCN Online, após autenticação na plataforma com as credenciais, Menu Contas -> Consultar Saldo.

Como abrir uma conta à distância no BCN?

Para abrir uma conta à distância no BCN, envie através deste Canal de Suporte Online os seguintes documentos, indicando a Agência do BCN de sua preferência para domiciliar a sua conta:

  • Ficha de Cliente e Ficha de Assinaturas, devidamente preenchidas e assinadas;
  • Cópia autenticada de um documento de identificação;
  • Declaração de NIF, emitida pela DGCI (Direcção Geral de Contribuições e Impostos) em Cabo Verde;
  • Prova de Emigrante (caso seja Emigrante).

Após envio dos documentos, a agência procederá à abertura da conta e disponibiliza as informações da conta (Titular da conta, Nº de Conta e NIB) ao cliente. No prazo de 30 dias, a contar da data de abertura da conta, deverá fazer a transferência do montante mínimo para abertura da conta e enviar pelo correio à agência onde a sua conta encontra-se domiciliada os originais das fichas e dos documentos acima referidos.

Como faço para dar instruções ao BCN para efectuar transacções na minha conta?

  • BCN Online: Utilize o BCN Online para consultar o saldo da sua conta, fazer transferências e pagamentos, constituir e reforçar depósitos a prazo, e muito mais, com toda a simplicidade, rapidez e segurança. Saiba mais sobre este serviço e documentos necessários para adesão aqui.
  • Acordo de Instrução: Para enviar instruções ao Banco para efectuar transacções na sua conta, deverá preencher e enviar à Agência onde a sua conta encontra-se domiciliada o formulário Acordo de Transmissão de Instruções ao Banco.

Como atualizar a Prova de Emigrante?

Para realizar a prova de emigrante envie os documentos necessários para o BCN através da sua Agência ou através do BCN Suporte ao Cliente.

Abaixo seguem os documentos aceites para realizar a prova de emigrante:

  • Apresentação conjunta da carteira de trabalho e certidão de residência atualizadas;
  • Apresentação conjunta de outros documentos que comprovem a residência (contrato de arrendamento; faturas em seu nome) & documentos que comprovam que aufere rendimentos (contrato de trabalho; declaração de salário; declaração de rendimentos entregues à autoridade tributária);
  • Certificado emitido pela entidade consular cabo-verdiana, comprovando que exerce uma atividade remunerada no país de residência há mais de um ano.

Como transferir dinheiro para uma conta no estrangeiro?

Para transferir dinheiro para uma conta no estrangeiro deverá preencher o formulário para emissão de uma ordem de pagamento ao exterior numa agência BCN ou aceder ao BCN Online (Menu Transferências e Pagamentos -> Emissão de ordem de pagamento). Deverá fornecer os seguintes dados:

  • Nº de conta e nome completo do requisitante;
  • Nome, morada e código SWIFT do Banco do destinatário;
  • Nome, IBAN e endereço do destinatário.

Quais os Bancos correspondentes do BCN?

Banco Correspondente Santander Totta: TOTAPTPL

Como faço para aderir ao serviço BCN Online?

O BCN Online é um serviço de netBanking disponível para os clientes particular e empresa permitindo consultar, gerir e movimentar a(s) sua(s) conta no BCN.

Para aderir ao BCN Online deverá preencher o Formulário de adesão ao serviço e enviá-lo/entregá-lo no balcão do BCN onde a sua conta encontra-se domiciliada. Caso tenha assinado um Acordo de Transmissão de Instruções, poderá enviar o formulário por e-mail. No formulário o cliente deverá indicar o tipo de acesso pretendido podendo ser:

  • Acesso restrito: permite efectuar apenas a consulta do saldo e movimentos da conta. Neste tipo de acesso o cliente não precisa de confirmar a recepção dos códigos de acesso;
  • Acesso alargado: permite efectuar a consulta e transacções como transferências e pagamentos. Neste tipo de acesso o cliente deverá confirmar a recepção dos códigos  (nome de utilizador, password e chave de confirmação) para o email bcnonlineconfirm@bcn.cv.

Após a adesão ao serviço irá receber os dados de autenticação no BCN Online, nome de utilizador, palavra – chave e chave de confirmação, no seu e-mail.

 

Como obter novos dados de autenticação no serviço BCN Online?

Para obter novos dados de autenticação do serviço BCN Online deverá preencher e entregar/enviar para a sua Agência o formulário “BCN Online – Alterações adesão Cliente”.

Caso tenha assinado um Acordo de Transmissão de Instruções, poderá enviar o formulário por e-mail.

Os códigos de acesso (nome de utilizador, palavra – chave e chave de confirmação) são enviados por e-mail e deverão ser confirmados ou não, dependendo do tipo de acesso indicado na adesão inicial do BCN Online:

  • Acesso restrito: Neste tipo de acesso o cliente não precisa de confirmar a recepção dos códigos de acesso;
  • Acesso alargado: O cliente deverá confirmar a recepção dos códigos  (nome de utilizador, password e chave de confirmação) para o email bcnonlineconfirm@bcn.cv.

 

Porque que o meu BCN Online encontra-se bloqueado. Como faço para aceder novamente ao serviço?

O seu serviço encontra-se bloqueado porque introduziu a sua password errada mais do que 5 vezes, que é o número máximo permitido.

Para que tenha acesso ao serviço novamente deverá solicitar por novos dados de autenticação através do preenchimento do formulário “BCN Online – Alterações adesão Cliente”.

Caso tenha assinado um Acordo de Transmissão de Instruções, poderá enviar o formulário por e-mail.

 

Porquê ao tentar autenticar-me no BCN Online recebo a seguinte mensagem “O serviço Aguarda Confirmação"?

Para activar o seu BCN Online, deverá responder ao e-mail enviado por BCN Online Confirmacao (bcnonlineconfirm@bcn.cv ) confirmando a recepção dos dados de autenticação.
Após a confirmação da recepção o serviço será activado.

Pretendo fazer compras online ou pagamentos no Exterior. Que cartão devo aderir?

Para efectuar transacções na Internet ou pagamentos no Exterior deverá preencher o Formulário de adesão e enviá-lo/entregá-lo no balcão do BCN onde a sua conta encontra-se domiciliada. Caso tenha assinado um Acordo de Transmissão de Instruções, poderá enviar o formulário por e-mail.

Estou no estrangeiro, como faço para renovar o meu cartão de débito?

Só pode solicitar serviços ao Banco à distância, se assinou um Acordo de Transmissão de Instruções. Saiba mais sobre o Acordo de Transmissão de Instruções.

Para renovar o seu cartão de débito sem ter de se deslocar a uma agência, informe a agência sobre a sua intenção de renovar o seu cartão, antes da data de expiração.

A Agência procederá à renovação do cartão e enviará o seu cartão e o PIN para o endereço que tiver indicado no pedido de renovação, acompanhados de um formulário no qual deverá confirmar a sua recepção, para que o cartão seja ativado e seja possível realizar transações.

Estou no estrangeiro, como faço para aderir a um cartão de débito?

Só pode solicitar serviços ao Banco à distância, se assinou um Acordo de Transmissão de Instruções. Saiba mais sobre o Acordo de Transmissão de Instruções.

Para solicitar o seu cartão de débito deverá preencher e assinar o Formulário de adesão, e enviar por email à agência onde a sua conta encontra-se domiciliada, indicando o endereço para o qual o cartão e o PIN deverão ser enviados.

Quando o cartão e o PIN estiverem prontos, serão enviados para si acompanhados de um formulário no qual deverá confirmar a sua recepção, para que o cartão seja ativado e seja possível realizar transações.

Perdi/roubaram o meu cartão de débito. Como devo proceder?

Em caso de perda, roubo, furto ou falsificação do seu Cartão de débito, deverá avisar de imediato e sem qualquer demora o BCN. Para tal poderá contactar:

Dias úteis: Das 08:00h às 16:30h – 800 24 24, 800 11 20 ou +238 260 49 55/+238 260 45 75/+238 262 63 10/+238 262 63 17.

 

Como faço para constituir um depósito a prazo?

Poderá solicitar a constituição do seu depósito a prazo:

Como faço para reforçar um depósito a prazo?

Poderá solicitar o reforço do seu depósito a prazo:

Informação Útil