Como consultar o saldo da minha conta?

Poderá consultar o saldo da sua conta através dos seguintes canais:

  • Agências BCN, fornecendo os dados da sua conta bancária (nº conta) e documentos de identificação do titular;
  • Rede Vinti4, através das máquinas ATM com a introdução do cartão de débito, Menu Consultas -> Consultar Saldo;
  • BCN Online, após autenticação na plataforma com as credenciais, Menu Contas -> Consultar Saldo.

Como abrir uma conta à distância no BCN?

Para abrir uma conta à distância no BCN, envie através deste Canal de Suporte Online os seguintes documentos, indicando a Agência do BCN de sua preferência para domiciliar a sua conta:

  • Ficha de Cliente e Ficha de Assinaturas, devidamente preenchidas e assinadas;
  • Cópia autenticada de um documento de identificação;
  • Declaração de NIF, emitida pela DGCI (Direcção Geral de Contribuições e Impostos) em Cabo Verde;
  • Prova de Emigrante (caso seja Emigrante).

Após envio dos documentos, a agência procederá à abertura da conta e disponibiliza as informações da conta (Titular da conta, Nº de Conta e NIB) ao cliente. No prazo de 30 dias, a contar da data de abertura da conta, deverá fazer a transferência do montante mínimo para abertura da conta e enviar pelo correio à agência onde a sua conta encontra-se domiciliada os originais das fichas e dos documentos acima referidos.

Como faço para dar instruções ao BCN para efectuar transacções na minha conta?

  • BCN Online: Utilize o BCN Online para consultar o saldo da sua conta, fazer transferências e pagamentos, constituir e reforçar depósitos a prazo, e muito mais, com toda a simplicidade, rapidez e segurança. Saiba mais sobre este serviço e documentos necessários para adesão aqui.
  • Acordo de Instrução: Para enviar instruções ao Banco para efectuar transacções na sua conta, deverá preencher e enviar à Agência onde a sua conta encontra-se domiciliada o formulário Acordo de Transmissão de Instruções ao Banco.

Como transferir dinheiro para uma conta no estrangeiro?

Para transferir dinheiro para uma conta no estrangeiro deverá preencher o formulário para emissão de uma ordem de pagamento ao exterior numa agência BCN ou aceder ao BCN Online (Menu Transferências e Pagamentos -> Emissão de ordem de pagamento). Deverá fornecer os seguintes dados:

  • Nº de conta e nome completo do requisitante;
  • Nome, morada e código SWIFT do Banco do destinatário;
  • Nome, IBAN e endereço do destinatário.

Quais os Bancos correspondentes do BCN?

Banco Correspondente Santander Totta: TOTAPTPL

Como faço para aderir ao serviço BCN Online?

O BCN Online é um serviço de netBanking disponível para os clientes particular e empresa permitindo consultar, gerir e movimentar a(s) sua(s) conta no BCN.

Para aderir ao BCN Online deverá preencher o Formulário de adesão ao serviço e enviá-lo/entregá-lo no balcão do BCN onde a sua conta encontra-se domiciliada. Caso tenha assinado um Acordo de Transmissão de Instruções, poderá enviar o formulário por e-mail. No formulário o cliente deverá indicar o tipo de acesso pretendido podendo ser:

  • Acesso restrito: permite efectuar apenas a consulta do saldo e movimentos da conta. Neste tipo de acesso o cliente não precisa de confirmar a recepção dos códigos de acesso;
  • Acesso alargado: permite efectuar a consulta e transacções como transferências e pagamentos. Neste tipo de acesso o cliente deverá confirmar a recepção dos códigos  (nome de utilizador, password e chave de confirmação) para o email bcnonlineconfirm@bcn.cv.

Após a adesão ao serviço irá receber os dados de autenticação no BCN Online, nome de utilizador, palavra – chave e chave de confirmação, no seu e-mail.

 

Como obter novos dados de autenticação no serviço BCN Online?

Para obter novos dados de autenticação do serviço BCN Online deverá preencher e entregar/enviar para a sua Agência o formulário “BCN Online – Alterações adesão Cliente”.

Caso tenha assinado um Acordo de Transmissão de Instruções, poderá enviar o formulário por e-mail.

Os códigos de acesso (nome de utilizador, palavra – chave e chave de confirmação) são enviados por e-mail e deverão ser confirmados ou não, dependendo do tipo de acesso indicado na adesão inicial do BCN Online:

  • Acesso restrito: Neste tipo de acesso o cliente não precisa de confirmar a recepção dos códigos de acesso;
  • Acesso alargado: O cliente deverá confirmar a recepção dos códigos  (nome de utilizador, password e chave de confirmação) para o email bcnonlineconfirm@bcn.cv.

 

Porque que o meu BCN Online encontra-se bloqueado. Como faço para aceder novamente ao serviço?

O seu serviço encontra-se bloqueado porque introduziu a sua password errada mais do que 5 vezes, que é o número máximo permitido.

Para que tenha acesso ao serviço novamente deverá solicitar por novos dados de autenticação através do preenchimento do formulário “BCN Online – Alterações adesão Cliente”.

Caso tenha assinado um Acordo de Transmissão de Instruções, poderá enviar o formulário por e-mail.

 

Porquê ao tentar autenticar-me no BCN Online recebo a seguinte mensagem “O serviço Aguarda Confirmação"?

Para activar o seu BCN Online, deverá responder ao e-mail enviado por BCN Online Confirmacao (bcnonlineconfirm@bcn.cv ) confirmando a recepção dos dados de autenticação.
Após a confirmação da recepção o serviço será activado.

Pretendo fazer compras online ou pagamentos no Exterior. Que cartão devo aderir?

Para efectuar transacções na Internet ou pagamentos no Exterior deverá preencher o Formulário de adesão e enviá-lo/entregá-lo no balcão do BCN onde a sua conta encontra-se domiciliada. Caso tenha assinado um Acordo de Transmissão de Instruções, poderá enviar o formulário por e-mail.

Estou no estrangeiro, como faço para renovar o meu cartão de débito?

Só pode solicitar serviços ao Banco à distância, se assinou um Acordo de Transmissão de Instruções. Saiba mais sobre o Acordo de Transmissão de Instruções.

Para renovar o seu cartão de débito sem ter de se deslocar a uma agência, informe a agência sobre a sua intenção de renovar o seu cartão, antes da data de expiração.

A Agência procederá à renovação do cartão e enviará o seu cartão e o PIN para o endereço que tiver indicado no pedido de renovação, acompanhados de um formulário no qual deverá confirmar a sua recepção, para que o cartão seja ativado e seja possível realizar transações.

Estou no estrangeiro, como faço para aderir a um cartão de débito?

Só pode solicitar serviços ao Banco à distância, se assinou um Acordo de Transmissão de Instruções. Saiba mais sobre o Acordo de Transmissão de Instruções.

Para solicitar o seu cartão de débito deverá preencher e assinar o Formulário de adesão, e enviar por email à agência onde a sua conta encontra-se domiciliada, indicando o endereço para o qual o cartão e o PIN deverão ser enviados.

Quando o cartão e o PIN estiverem prontos, serão enviados para si acompanhados de um formulário no qual deverá confirmar a sua recepção, para que o cartão seja ativado e seja possível realizar transações.

Perdi/roubaram o meu cartão de débito. Como devo proceder?

Em caso de perda, roubo, furto ou falsificação do seu Cartão de débito, deverá avisar de imediato e sem qualquer demora o BCN. Para tal poderá contactar:

Dias úteis: Das 08:00h às 16:30h – 800 24 24, 800 11 20 ou +238 260 49 55/+238 260 45 75/+238 262 63 10/+238 262 63 17.

 

Como faço para constituir um depósito a prazo?

Poderá solicitar a constituição do seu depósito a prazo:

Como faço para reforçar um depósito a prazo?

Poderá solicitar o reforço do seu depósito a prazo:

Informação Útil