Como receber códigos de autenticação OTP para realizar pagamentos online?

Com o objetivo de oferecer mais segurança aos nossos clientes titulares de cartões Mastercard, o Banco implementou um novo mecanismo de segurança denominado Código de Segurança OTP (One Time Password).

O Código de Autenticação OTP consiste num nível de segurança adicional, que permite a autenticação do portador de um cartão Mastercard mediante a inserção de um código de segurança OTP, gerado no momento da compra e enviado para o telemóvel e/ou email associado ao cartão.

Ao concluir uma transação online (quando for efetuar o pagamento) deverá observar os seguintes procedimentos:

  1. Introduzir os dados do cartão que lhe forem solicitados (nº do cartão, nome gravado no cartão, data de validade e introdução do CVV2) e clicar no botão para concluir a compra;
  2. De seguida, o cliente irá receber um SMS e/ou email com um código OTP;
  3. Na janela do navegador que se abrir, deverá confirmar mais uma vez os dados da compra, introduzir o código recebido e clicar em Submeter.

Realçamos que os clientes sem contato de telemóvel ou email não poderão realizar transações online com um cartão Mastercard.

O bom funcionamento deste mecanismo adicional de segurança implica que os dados dos clientes portadores de cartões estejam sempre atualizados.

Para receber os códigos OTP para confirmar as suas transações online deve solicitar ao BCN a introdução ou atualização dos seus contatos de email e telemóvel, através do BCN Suporte ao Cliente ou das Agências BCN.

Que cuidados devo ter ao fazer pagamentos Online com o meu cartão de débito?

Os cartões de débito internacionais, Mastercard e Visa,  abrem as portas a um mundo de vantagens e benefícios, permitindo-lhe efetuar pagamentos em lojas, aplicativos e plataformas digitais para adquirir bens, serviços e entretenimento. No entanto, todos os titulares dos cartões, deverão ter em mente que são necessárias medidas de segurança adicionais quando utilizam os cartões em ambientes digitais.

Sendo assim, leve em consideração as seguintes dicas de segurança ao realizar pagamentos online com o seu cartão internacional Visa ou Mastercard.

  • Ao inserir os dados do seu cartão em sites e aplicativos, saiba que estes dados poderão ficar gravados e qualquer pessoa com acesso ao dispositivo (smartphone, tablet ou computador), seja criança, adolescente, adulto ou idoso, poderá facilmente efetuar pagamentos com o seu cartão, com apenas um clique;
  • Evite inserir os dados do seu cartão em aplicativos instalados em dispositivos de outra pessoa (smartphone, tablet ou computador). Os dados poderão ficar gravados e o seu cartão poderá ser facilmente utilizado por terceiros;
  • Caso não queira que os dados do seu cartão fiquem gravados num site ou aplicativo, lembre-se de efetuar a desassociação. Regra geral, todos os sites e aplicativos têm canais de suporte que poderão ajudar os utilizadores a realizar o procedimento de remoção do cartão.

 

Informação Útil